Portal do Clima
AdaPT

ClimAdaPT.Local representado no 3rd Open European Day em Bonna, na Alemanha

O projeto ClimAdaPT.Local foi representado por Luís Dias (cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) e João Dinis (Câmara Municipal de Cascais) em três sessões do 3rd Open European Day, que teve lugar em Bonna (Alemanha) no passado dia 5 de julho.

As sessões focaram a generalização da adaptação às alterações climáticas nas agendas locais, a ligação entre as cidades e a investigação na mesma temática e processos de co-criação. Neste contexto foi partilhada a experiência do ClimAdaPT.Local, destacando a apresentação da metodologia ADAM – Apoio à Decisão em Adaptação Municipal – desenvolvida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em parceria com o UKCIP. Foi também partilhada a experiência de envolvimento de atores-chave no processo de decisão, bem como novas oportunidades de parcerias entre os municípios e as instituições de investigação científica em processos de co-criação para a avaliação de questões específicas relativas aos riscos e à produção de soluções com vista à adaptação às alterações climáticas.

Foi também apresentado formalmente o relatório anual “Adaptação Urbana às Alterações Climáticas na Europa”, da Agência Europeia do Ambiente (AEA), onde o ClimAdaPT.Local consta como um exemplo de boas-práticas associado ao desenvolvimento de estratégias municipais com forte envolvimento de parceiros e agentes locais. O documento encontra-se disponível aqui.

O 3rd Open European Day resulta de uma parceria entre o ICLEI (organização internacional de governos locais) e da Agência Europeia de Ambiente com o objetivo de fomentar a partilha de boas práticas entre cidades, instituições e investigadores que promovem a adaptação urbana às alterações climáticas. Esta edição contou com mais de 150 participantes provenientes de 30 países europeus e africanos.

Posted on 3 Agosto, 2016 in Atividades do Projeto

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top