Portal do Clima
AdaPT

Encerramento do projeto ClimAdaPT.Local: 26 municípios já têm estratégias de adaptação às AC

Decorreu no passado dia 9 de dezembro o Seminário de Encerramento do projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c,  no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, bem como dos Presidentes de Câmara dos 26 municípios beneficiários do projeto.

O Seminário representou o culminar de quase dois anos de trabalho da equipa do ClimAdaPT.Local, um projeto pioneiro para a adaptação local às alterações climáticas que envolveu 26 municípios portugueses na criação de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC). No evento foram apresentadas as conclusões e os principais resultados alcançados, com destaque para a apresentação das 26 EMAAC e para a distribuição dos certificados aos 52 técnicos municipais envolvidos na sua elaboração.

Para além de pretender tornar visível o que tem sido feito à escala local e nacional no que toca às Alterações Climáticas, o Seminário pretendeu fomentar a partilha de experiências europeias de adaptação. Nesse sentido estiveram presentes Björn Meling (Time Kommune, Noruega), Arnau Queralt (Conselho do Ambiente da Catalunha, Espanha) e Concepción Gamarra Ruíz-Clavijo (Presidente do Município de Logroño, Espanha) para partilhar os desafios da adaptação municipal na Noruega e em Espanha, respectivamente.

O Seminário culminou na assinatura da Carta de Compromisso para a criação da Rede Nacional de Municípios para Adaptação às Alterações Climáticas, que visa dar continuidade à dinamização da adaptação local às alterações climáticas. A Rede tem como missão aumentar a capacidade dos municípios portugueses para incorporar a adaptação às alterações climáticas nas respectivas políticas, instrumentos de planeamento e intervenções locais. Para além dos 26 municípios beneficiários do projeto, a Rede será também composta pelos municípios de Almada, Cascais e Sintra, parceiros do ClimAdaPT.Local, e pelo município de Mafra, que tem estado a preparar a sua EMAAC beneficiando das metodologias definidas no projeto.

Os 26 municípios beneficiários do ClimAdaPT.Local são: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, São João da Pesqueira, Seia, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo.

Notícia publicada em ce3c

Posted on 6 Fevereiro, 2017 in Atividades do Projeto

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top