Portal do Clima
AdaPT

Lançamento do projeto

Decorreu no passado dia 15 de janeiro de 2015, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o seminário de lançamento do projeto ClimAdaPT.Local – Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.
Este seminário contou com a participação de vários especialistas no tema, bem como representantes das 26 autarquias que assinaram o protocolo de parceria com o consórcio do projeto ClimAdaPT.Local. A sessão de encerramento contou com a intervenção do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.A sessão de abertura teve à mesa o Coordenador do projeto ClimAdaPT.Local, Filipe Duarte Santos (FCUL), os representantes do doador EEA Grants, Ana Barreto (Embaixada da Noruega) e Karl Kerner (Norwegian Directorate for Civil Protection – DSB), o representante da ANMP para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas Rui Lopo, e Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, promotora do Programa AdaPT, em que o projeto se insere.
A primeira intervenção foi realizada por Gil Penha-Lopes que, em representação do consórcio ClimAdaPT.Local, apresentou os objetivos, metodologias e resultados esperados do projeto.
Patrick Pringle, do Programa de Adaptação às Alterações Climáticas do Reino Unido (UKCIP – UK ClimateImpactsProgramme) e ØyvindAarvig, do Programa Norueguês das Cidades do Futuro, vieram apresentar a sua experiência com programas de adaptação às alterações climáticas.
Foi também apresentado o trabalho realizado pelas autarquias de Sintra, Cascais e Almada na Adaptação às Alterações Climáticas, respetivamente por Ana Queiroz do Vale, João Dinis e Catarina Freitas.
No seminário foi ainda celebrado um Protocolo entre o consórcio do ClimAdaPT.Local e cada uma das Autarquias beneficiárias. Estiveram presentes Presidentes ou seus representantes de 26 autarquias: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo.

O seminário foi encerrado por Paulo Lemos, Secretário de Estado do Ambiente, segundo o qual Portugal é um dos países que mais enfrentará as consequências das alterações climáticas, e dos riscos de incêndios, de cheias e de secas associados.
Para mais informações sobre este evento, consulte os seguintes recursos: Vídeos do seminário e Comunicado de imprensa.

Para consultar as Fichas Climáticas de cada um dos 26 Municípios beneficiários, clique na respetiva área geográfica a azul escuro
Para consultar as Fichas Climáticas de cada um dos 26 Municípios beneficiários, clique na respetiva área geográfica a azul escuro
Loulé odemira ferreiralentejo almada lisboa barreiro evora coruche cascais sintra torresvedras castelovide tomar leiria castelobranco figueira ilhavo seia tondela porto pesqueira amarante guimaraes braga viana montalegre braganca vilafrancadocampo funchal
Back to Top