Portal do Clima
AdaPT

Parceiros











O CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda., é uma empresa de consultoria técnica nos domínios do Território, da Economia, da Sociedade e da Cultura.O Ordenamento do Território, o Planeamento Estratégico, o Urbanismo, a Capacitação e Desenvolvimento Institucional, a Avaliação das Políticas Públicas, e os Estudos Europeus constituem as áreas de intervenção privilegiadas ao longo de um quarto de século de actividade. Em paralelo, a investigação aplicada, o ensino e a formação profissional, assim como a promoção ou participação em encontros de âmbito científico, técnico e cultural, constituem práticas correntes da filosofia de intervenção do CEDRU.


A WE CONSULTANTS posiciona-se nos mercados nacional e internacional como empresa de consultoria estratégica e operacional que realiza e acompanha a implementação de estudos, projetos e programas de planeamento, ordenamento, investimento, inovação e valorização de ativos e oportunidades territoriais, setoriais e empresariais, visando o desenvolvimento sustentável.A WE CONSULTANTS abrange as seguintes valências-chave: Planeamento e gestão de intervenções territoriais; planeamento estratégico e desenvolvimento territorial; regeneração urbana e espaço público; operações de investimento e financiamento; governace para entidades públicas e privadas; formação e capacitação territorial.


A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.No âmbito deste projeto, o trabalho é realizado pelo Grupo de Energia e Alterações Climáticas.


O ICS-UL – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Laboratório Associado, é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A missão do ICS é estudar as sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais temos relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos.


O CENSE – Centro de Investigação em Sustentabilidade e Ambiente tem por missão a promoção da investigação interdisciplinar em ciências e engenharia do ambiente, focando-se na interação entre entre os sistemas humanos e ecológicos, com vista à promoção do desenvolvimento sustentável. O CENSE é o ramo de investigação de uma organização mais alargada incluído investigadores, estudantes e colaboradores do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O CENSE desenvolve as suas atividades através da promoção de projetos de investigação, iniciativas de outreach, formações, colaboração com organizações públicas e privadas, disseminação de resultados e apoio à formulação de políticas. O seu financiamento é obtido através de programas de investigação nacionais e internacionais, bem como de outras fontes dos setores público e privado.


O CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) é o Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, desde 2005, que tem por missão fundamental desenvolver investigação na área do Ambiente Costeiro e Marinho, entendido de uma forma integrada envolvendo a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera, a litosfera e a antroposfera. O CESAM tem como objectivo primordial desenvolver investigação internacional de modo a contribuir fortemente para a formulação e implementação das políticas nacionais e europeias estratégias para o desenvolvimento sustentável.O CESAM inclui cerca de 500 investigadores, 190 dos quais doutorados, de seis departamentos da Universidade de Aveiro: Ambiente e Ordenamento, Biologia, Engenharia Civil, Física, Geociências e Química; inclui ainda alguns membros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O CESAM está organizado em quatro linhas temáticas estratégicas transversais: Ecossistemas Marinhos e Recursos; Biologia Ambiental & Saúde; Ecologia e Biodiversidade Funcional e, Sistemas Ambientais Integrados.


O CIBIO-Açores é um Grupo de Investigação sediado no Departamento de Biologia da Universidade dos Açores e integrante do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado, da Universidade do Porto. Desenvolve investigação sobre biodiversidade em ecossistemas insulares. Este objectivo geral é abordado em três áreas principais: Sistemática e da Evolução; Ecologia Insular e Gestão Ambiental; Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental.


A Câmara Municipal de Almada é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.No âmbito da sua estratégia local de desenvolvimento “Almada + Sustentável, Solidária e Eco-eficiente”, tem promovido a resiliência territorial e integrado a adaptação às alterações climáticas em diferentes práticas, planos e projetos municipais.


A Câmara Municipal de Cascais é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.
A autarquia tem desenvolvido trabalho na adaptação às Alterações Climáticas, com o trabalho realizado no Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas (PECAC).
Estas iniciativas têm sido reforçadas com a monitorização climática do município, estudos complementares para a adaptação em meio urbano e através de parcerias internacionais que reforçam a capacidade de resposta dos agentes locais.


A Câmara Municipal de Sintra é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.
A autarquia já tem realizado trabalho no âmbito da adaptação às Alterações Climáticas, com a concretização do Plano Estratégico do Concelho de Sintra face às Alterações Climáticas (PECSAC).


A cChange é uma empresa Norueguesa com elevada experiência em formação e capacitação da vulnerabilidade e adaptação às Alterações Climáticas.A empresa oferece uma plataforma e serviços para ajudar a perceber o potencial da mudança como uma resposta deliberada às Alterações Climáticas.
O seu objetivo é capacitar os indivíduos e grupos com o conhecimento, competências e ferramentas para produzir mudanças sustentáveis e éticas num clima em mudança.
Para consultar as Fichas Climáticas de cada um dos 26 Municípios beneficiários, clique na respetiva área geográfica a azul escuro
Para consultar as Fichas Climáticas de cada um dos 26 Municípios beneficiários, clique na respetiva área geográfica a azul escuro
Loulé odemira ferreiralentejo almada lisboa barreiro evora coruche cascais sintra torresvedras castelovide tomar leiria castelobranco figueira ilhavo seia tondela porto pesqueira amarante guimaraes braga viana montalegre braganca vilafrancadocampo funchal
Back to Top