Portal do Clima
AdaPT

Projeto nacional ClimAdapt.Local em destaque na Conferência Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas

12 a 14 de Maio de 2015, Copenhaga

Projeto nacional ClimAdapt.Local em destaque na Conferência Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas

 

Lisboa, Portugal, 11/05/2015

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de Maio decorrerá, em Copenhaga, a Conferência Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas (European Climate Change Adaptation Conference – ECCA), subordinada ao tema “Integrar ações para adaptação às alterações climáticas na ciência, política e negócios”.

Nesta Conferência serão abordados os campos do conhecimento prático e científico sobre alterações climáticas (AC), os processos de elaboração de estratégias de adaptação e ainda casos de estudo de negócios e empresas com experiência nestes campos.

A ECCA é uma iniciativa promovida por um conjunto de entidades de investigação, contando com o apoio de três projetos científicos: o projeto Base (http://base-adaptation.eu/), que fornece informação científica e experimental sobre medidas de adaptação relevantes e sustentáveis; o projeto Ramses (http://www.ramses-cities.eu/) que fornece dados quantitativos sobre os impactos das AC e sobre os custos e benefícios associados a um conjunto de medidas de adaptação, em particular nos meios urbanos; e o projeto ToPDad (http://www.topdad.eu/), na área da investigação, que identifica as melhores estratégias para ajudar negócios e governos regionais a promover a adaptação local a curto e a longo prazo.

 

Durante a Conferência, serão também apresentados três trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito do Projeto ClimAdaPT.Local, um projeto atualmente decorrer em Portugal:

os casos de estudo da implementação em grande escala, de estratégias municipais de adaptação às AC nos municípios portugueses(por parte do Prof. Duarte Santos e do Dr. Gil Penha-Lopes);

-a aplicação prática da ferramenta de adaptação climática “UKCIP Adaptation Wizard” ao projeto português (por parte do Eng.º Tiago Capela e outros elementos da equipa do CCIAM – Climate Change Research Group, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – FCUL);

– a dinâmica de conceção das estratégias municipais de adaptação (por parte dos municípios parceiros do projeto ClimAdaPT.Local e da equipa da FCUL).

 

Contato:

ClimAdaPT.Local

(+351) 213 462 210

ritaantunes@quercus.pt

www.clima­dapt-local­.pt

 

Enquadramento do Projeto

O consórcio responsável pelo ClimAdaPT.Local é constituído por entidades portuguesas e norueguesas (académicas, empresas, ONG e municípios) – entre as quais a Quercus – envolvidas em estudos, elaboração de estratégias e implementação de ações de adaptação, assim como no planeamento e gestão do território ao nível municipal e regional.

O projeto ClimAdaPT.Local está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA, IP), enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC), no valor total de 1,5 milhões de euros cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC. O projeto beneficia de um apoio de 1,270 milhões de euros da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do programa EEAGrants, e de 224 mil euros através do FPC. O objetivo do projeto ClimAdaPT.Local é desenvolver estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas.

Posted on 11 Maio, 2015 in Notícias Alterações Climáticas

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top