Portal do Clima
AdaPT

Entidades financiadoras/gestoras do projeto

O projeto ClimAdaPT.Local está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC), no valor total de 1,5 milhões de euros, co-financiado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo Fundo Português de Carbono (FPC). O projeto beneficia de um apoio de 1,270 milhões de euros da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do programa EEA Grants, e de 224 mil euros através do FPC.

Através dos fundos EEA Grants e Norway Grants, a Islândia, Liechtenstein e Noruega contribuem para reduzir as disparidades sociais e económicas e reforçar as relações bilaterais com os países beneficiários na Europa. Os três países doadores cooperam estreitamente com a União Europeia através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE).

Para o período 2009-14, as subvenções do EEA Grants e do Norway Grants totalizam o valor de 1,79 mil milhões de euros. A Noruega contribui com cerca de 97% do financiamento total. Estas subvenções estão disponíveis para organizações não governamentais, centros de investigação e universidades, e setores público e privado nos 12 Estados-membros integrados mais recentemente na União Europeia, Grécia, Portugal e Espanha. Há uma ampla cooperação com entidades dos países doadores, e as atividades podem ser implementadas até 2016.

As principais áreas de apoio são a proteção do ambiente e alterações climáticas, investigação e bolsas de estudo, sociedade civil, a saúde e as crianças, a igualdade de género, a justiça e o património cultural.

O Fundo Português de Carbono (FPC) foi criado em 2006, no âmbito do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com uma dotação de 354 milhões de euros até 2012. Atualmente o Fundo Português de Carbono funciona junto da APA, IP.

O FPC tem como objetivo central contribuir para o cumprimento das metas a que o Estado Português se comprometeu ao ratificar o Protocolo de Quioto e compromissos em matéria de políticas para as alterações climáticas.

Para consultar as Fichas Climáticas de cada um dos 26 Municípios beneficiários, clique na respetiva área geográfica a azul escuro
Para consultar as Fichas Climáticas de cada um dos 26 Municípios beneficiários, clique na respetiva área geográfica a azul escuro
Loulé odemira ferreiralentejo almada lisboa barreiro evora coruche cascais sintra torresvedras castelovide tomar leiria castelobranco figueira ilhavo seia tondela porto pesqueira amarante guimaraes braga viana montalegre braganca vilafrancadocampo funchal
Back to Top